segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O impacto da diferença cultural no gerenciamento de projetos

A diversidade cultural na equipe do projeto é um fator cada vez mais comum, fazendo com que esse ponto tenha uma maior relevância no gerenciamento do projeto.
Não levar em conta fatores como esse no seu projeto, poderá levar a resultados extremamente negativos, pois isso pode fazer com que algo que para determinados membros da equipe seja visto como uma atitude comum, pois é inerente à sua cultura, seja visto por outros como algo inapropriado, então faz-se necessário uma grande intervenção do gerente de projetos, principalmente em assuntos que tangem a comunicação, pois este deverá estruturar seu plano de comunicações, plano de gerenciamento de recursos e plano de riscos levando em conta todos os envolvidos e suas diversidades culturais.
Tendo em vista todos os fatores culturais que possam impactar nos relacionamentos no ambiente de trabalho, foi conduzido um estudo no final da década de 70 pelo professor Geert Hofstede, que vem sendo constantemente aprimorado. Hofstede analisou uma massa de dados coletada pela IBM entre 1967 e 1973 em mais de 70 países, este estudo foi aprimorado através dos anos e seus indicadores podem ser observados no seguinte endereço http://www.geert-hofstede.com/.

Hofstede desenvolveu um modelo que identifica quatro dimensões, para auxiliar a diferenciação de aspectos culturais:

PDI (Power Distance)


Esse índice é representado pelas diferenças sociais (por exemplo Classes Sociais), representa impactos culturais, pois um membro da equipe está em posição social diferente de outro.


IDV (Individualismo)
Esse índice representa o membro de equipe contrário ao coletivismo, representa impactos culturais, pois o membro do time não trabalha tendo como foco o coletivo.


MAS(Índice para Equipe composta pelo sexo Masculino)
Esse índice representa equipe composta por recursos do sexo masculino, esse fator representa impactos culturais, pois uma equipe predominantemente feminina, com certeza tem uma forma de trabalho diferente de equipes predominantemente masculinas.



UAI (Nível de Tolerância com a incerteza)
Esse índice demonstra países que são muito tolerantes à incertezas, como troca de moeda, instabilidade econômica, etc
Com o passar do tempo foi criada uma quinta dimensão para a classificação, chamada LTO – Long Term Orientation, são valores como perseverança.




Comparativo entre Brasil e EUA



Maiores detalhes e outras comparações entre os demais países da pesquisa podem ser obtidas no endereço
http://www.geert-hofstede.com/hofstede_dimensions.php

Nenhum comentário: