quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Soft Skills
Os chamados soft skills (conhecimentos como inteligência emocional, relacionamento, resolução de conflitos, liderança, etc) são tão importantes quanto os hard skills (conhecimentos mais técnicos, como estabelecimento de prazos, utilização de técnicas para cálculos de indicadores, etc).
Diariamente os gerentes de projeto se deparam com situações que irão afetar seu cronograma, planejamento de riscos do projeto entre outros fatores, embora esses problemas sejam mensurados com maior facilidade em indicadores ou artefatos do projeto, podem ter origem nas “áreas” de soft skill.
Os soft skills podem ser agrupados como conhecimentos corporativos, conhecimentos de empregabilidade ou como conhecimentos diários (da vida).


Conhecimentos corporativos
Esses conhecimentos incluem entre outros:

  • Sensibilidade Política;
  • Senso de negócios;
  • Sensibilidade Estratégica;
  • Gerenciamento da informação (comunicação);
  • Networking;
  • Formas de liderança.

Conhecimentos de Empregabilidade
Esses conhecimentos incluem entre outros:

  • Comunicação;
  • Trabalho em equipe;
  • Liderança;
  • Iniciativa;
  • Solução de Problemas;
  • Flexibilidade e Entusiasmo;


Conhecimentos Diários
São conhecimentos relacionados à nossa personalidade.

Link contendo um gráfico citando esses conhecimentos: http://www.extension.iastate.edu/learningandliving/main/tlsmodel.html

Para evidenciar a importância atribuída aos soft skills, represento em um gráfico abaixo:



Embora esse gráfico tenha sido elaborado com base em uma pesquisa conduzida por Rob Ranzijn , da Universidade do Sul da Austrália, a pesquisa tinha outro fim “Discrimination against the older worker: psychology and economics”, o trabalho na íntegra pode ser solicitado por e-mail (rob.ranzijn@unisa.edu.au). Este gráfico e o universo pesquisado mostra de forma clara quais as atribuições mais valorizadas, ou seja, Conhecimentos Interpessoais, personalidade no trabalho e trabalho em equipe, todos Soft Skills.

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